18 de mai. de 2012

Núcleo de Astronomia do IFCE registra gigantesca mancha na “superfície” do Sol


(IFCE) O enorme grupo de manchas solares AR 1476, ou Região Ativa 1476, que dominou os noticiários científicos especializados na última semana, foi registrado fotograficamente pela equipe do Núcleo de Astronomia do IFCE (Campus Juazeiro do Norte) e pôde ser observado com telescópio por estudantes e professores da instituição.

Medindo um diâmetro estimado de cerca de 160.000 km, o equivalente a uma área coberta na superfície do Sol por 12 planetas Terra, o grupo apelidado de “Mancha Monstro” pelos cientistas da NASA é suficientemente grande para ser observado a simples vista, sem instrumentos ópticos, porém com filtro adequado para evitar danos permanentes nos olhos.

As observações realizadas no IFCE só foram possíveis devido a utilização de um filtro solar especial (Baader Astro SolarTM) que, acoplado ao Telescópio Schmidt-Cassegrain (203 mm de abertura) do Núcleo de Astronomia, permite com segurança a observação visual e fotográfica do Sol. O Filtro Baader foi adquirido com recursos alocados pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), através de projeto de divulgação científica aprovado pela instituição.

(continua aqui)


----
Matéria similar no G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente