3 de ago. de 2012

Vassouras recebe astronauta em evento científico

Encontro Regional de Ensino de Astronomia acontece entre 07 e 11 de agosto



(Mercadocom) A cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro, vai sediar o 32º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). O evento acontecerá, entre os dias 07 e 11 de agosto, no Ginásio e no campus da Universidade Severino Sombra (USS). A palestra de abertura contará com a participação especial do astronauta Marcos Pontes.

O EREA, realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), terá, em Vassouras, parceria com o Observatório do Valongo, com a Universidade Severino Sombra e com o Observatório Nacional.

Segundo Leonardo Correa, coordenador local do evento, o objetivo do encontro é melhorar a qualidade do ensino de astronomia na cidade. "O EREA em Vassouras será uma boa oportunidade para os professores de nossa região se capacitarem e ajudarem a formar novos cientistas", ressalta.

Durante o evento, haverá palestras, exposições, oficinas, mesa-redonda, mostra de filmes científicos e observação astronômica. Entre as muitas atividades que serão oferecidas, o público poderá visitar o Observatório Magnético e o planetário da cidade, conhecerá as fases lunares e saberá como comparar o tamanho dos planetas. Todos os participantes do EREA ainda receberão materiais pedagógicos produzidos nas oficinas. E as escolas que ainda não ganharam o Galileoscópio da OBA, receberão um durante o encontro. Trata-se de uma luneta que permite ver, por exemplo, as crateras da Lua, Júpiter, Saturno, Marte e Vênus.

Segundo o professor e astrônomo, Dr. João Canalle, coordenador nacional da OBA, o EREA tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Astronomia e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional. “Queremos ainda realizar uma integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos”, destaca.

Durante todo o ano, a OBA realiza os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs). O programa – que existe desde 2009 - é realizado com parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e junto ao Instituto Nacional de Estudos Espaciais (INespaço). Quem desejar organizar um EREA em sua região, basta entrar em contato com a secretaria (oba.secretaria@gmail.com).

Serviço: 

EREA – Vassouras (RJ)
Ginásio Sombrão – Universidade Severino Sombra (USS)
Rua Otávio Gomes, 430 - Centro.

Programação: http://www.erea.ufscar.br/wp-content/uploads/xxxii-erea-programacao.pdf

Campus da USS
Avenida Exp. Oswaldo de Almeida Ramos, 280, Centro.

Informações e Inscrições
Pró-Reitoria de Extensão Universitária
Av. Exp. Oswaldo de Almeida Ramos, 280, Bloco 8, 3º Piso - Centro.(24) 2471-8358
www.uss.br

Palestra do astronauta Marcos Pontes
Data: 07 de agosto.Horário: 18 horas. 

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA - http://www.oba.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente