29 de out. de 2012

Teresina sedia 34º Encontro Regional de Ensino de Astronomia

(Acesse Piauí) A cidade de Teresina, no Piauí, vai sediar o 34º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). O evento acontecerá, entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro, no Centro de Formação Odilon Nunes.

O EREA será realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), através do Programa Cidade Olímpica Educacional. O encontro contará com palestras, minicursos e oficinas. Entre as muitas atividades que serão oferecidas, o público aprenderá a construir foguetes de garrafa pet e lunetas com tubos de PVC.

Para Francisca Regina Ibiapina Costa, coordenadora local do evento, o objetivo do EREA é atualizar o ensino de astronomia nas escolas. “Para que o objetivo se concretize, é preciso repensar a formação do professor e de sua metodologia”, reflete.

- E a realização do encontro pretende ser um momento ímpar para alunos e mestres, oferecendo a oportunidade de conhecer mais sobre a ciência espacial e trocar ideias com astrônomos de renome nacional. Ao mesmo tempo, teremos a oportunidade de associar a teoria e a prática, construindo materiais didáticos que servirão para tornar a aprendizagem do aluno muito mais prazerosa – ressalta.

Segundo o professor e astrônomo, Dr. João Canalle, coordenador nacional da OBA, o EREA tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Astronomia e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional. “Queremos ainda realizar uma integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos”, destaca.

Durante todo o ano, a OBA realiza os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs). O programa – que existe desde 2009 - é realizado com parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e junto ao Instituto Nacional de Estudos Espaciais (INespaço).
----
Matéria similar no Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente