24 de set. de 2013

II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência

Evento será realizado na Casa da Ciência entre os dias 26 e 28 de setembro

(JC) O "II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência - 30 anos de divulgação científica no Brasil" está realizando o credenciamento dos veículos de imprensa interessados na cobertura do Encontro.

O evento será realizado nos dias 26, 27 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, e está sendo organizado pelo Museu Espaço Ciência Viva, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de contar com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj).

O objetivo é criar um espaço de debate para discutir as ações e trajetória da divulgação científica no país e no mundo, com a participação de profissionais, estudantes, pesquisadores e demais interessados na área.

O Encontro, que também faz parte da comemoração dos 30 anos do Espaço Ciência Viva, terá três eixos temáticos: Museus e Centros de Ciências, Comunicação e Ciência e Ciência e Arte.

Entre os profissionais que já confirmaram presença, encontram-se o físico com ampla atuação na área de divulgação científica Ildeu de Castro Moreira, Modesto Tamez (Exploratorium, de São Francisco), Catarina Chagas (editora assistente do Ciência Hoje das Crianças Online), Ana Lúcia Azevedo (editora de Ciência e Saúde do jornal O Globo), o físico Ennio Candotti, José Renato Monteiro (curador nacional da Mostra Ver Ciência), Federico Abrile (Programa Vinculación Tecnológica Universidad de la Punta, da Argentina), entre outros.

Dentro disso, o público poderá assistir a conferências e apresentação de pôsteres nos dias 26 e 27/09, na Casa da Ciência da UFRJ, e participar da edição especial do Sábado da Ciência no último dia, que vai reunir módulos interativos do próprio museu e de instituições convidadas, além de sessões de curtas da Mostra Ver Ciência.

Histórico
O "I Encontro de Divulgadores da Ciência", realizado no Espaço Ciência Viva, aconteceu no dia 23/09 de 2007. A visita do Professor Catalão Jorge Wagensberg, do museu CosmoCaixa-Barcelona, rendeu um importante intercâmbio de experiências. Vários estudantes, professores e cientistas de diferentes ramos do conhecimento mostraram, na prática, como a ciência permeia a sociedade. Segundo Wagensberg, um museu de ciências é um lugar próprio para conversas: seja ela entre um leigo e um cientista, ou entre um cientista e uma criança.

Neste sentido, o Espaço Ciência Viva pretende mediar uma vez mais o debate sobre a divulgação da ciência, oferecendo um evento cultural para apresentar o que os centros do Rio de Janeiro têm desenvolvido para a popularização da área.

O ECV
O Espaço Ciência Viva é o primeiro museu participativo de ciências do Brasil. Foi fundado por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores interessados em aproximar essas áreas do público em geral. Criado em 1982, o museu funciona em um galpão de 1600 m2, cedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, localizado na Praça Saens Peña, na Tijuca.

O ECV integra a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, a Rede de Popularização da Ciência da América Latina e Caribe (RedPop) e a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC).

II EIDC - 30 anos de divulgação científica no Brasil
Onde
Dias 26 e 27/09 na Casa da Ciência
Endereço: Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Campus da Praia Vermelha da UFRJ, em frente ao Shopping Rio Sul.
Dia 28/09 no Museu Espaço Ciência Viva
Endereço: Av. Heitor Beltrão, 321 (esquina com a Rua Pareto), Praça Saens Peña, Tijuca.
Para mais informações:
E-mail: congresso30@cienciaviva.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente