2 de out. de 2013

Cidade de Marília recebe evento científico

Encontro Regional de Ensino de Astronomia acontece entre 03 e 05 de outubro

(Mercado da Comunicação) A cidade de Marília, em São Paulo, vai sediar, entre os dias 3 e 5 de outubro, o 43º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). O evento vai acontecer no campus da Universidade de Marilia (UNIMAR). O projeto visa promover a capacitação dos professores da rede pública estadual e municipal de Ciências, Física e Geografia.

O EREA será realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em parceria com a Diretoria de Ensino de Marília, UNIMAR e demais instituições. Além de assistir palestras e minicursos, o público ainda vai participar de atividades lúdicas, como, por exemplo, oficinas para ensinar a elaborar foguetes de garrafa pet e para mostrar a comparação dos volumes dos planetas em relação ao Sol.

Para Celia Lopes, coordenadora pedagógica da Diretoria de Ensino da Região e responsável local pelo evento, coordenadora local do evento, o encontro servirá para capacitar os professores da Educação Básica em Astronomia. Segundo ela, o EREA irá apresentar métodos práticos de ensino, além de distribuir materiais didáticos de ensino de astronomia às escolas, como, por exemplo, lunetas astronômicas doadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, via OBA, com um guia de uso e sugestões de atividades para inserção em sala de aula.

– A iniciativa irá contribuir para a divulgação científica e para aperfeiçoamento do ensino em nossa região, trazendo novidades para professores e alunos – reforça Lopes.

O encerramento da programação contará com a apresentação do Show de Astronomia, um projeto teatral dos alunos da Escola Estadual Antônio de Almeida Prado, da cidade de Iepê. Comandado pela professora Maria Salete, o espetáculo em forma de aula traz um tom descontraído e com doses de suspense e curiosidade. “O público irá aprender brincando sobre os elementos da física e os fenômenos astronômicos, misturando o ‘inesperado’ com o ‘mágico’”, diz Salete.

Para o professor e astrônomo Dr. João Canalle, coordenador nacional da OBA, o projeto tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Astronomia e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional. “Queremos ainda realizar uma integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos”, destaca.

Os encontros são promovidos pela instituição durante todo o ano, desde 2009, através de parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e junto ao Instituto Nacional de Estudos Espaciais (INespaço). Quem desejar organizar um EREA em sua região basta entrar em contato com a secretaria (oba.secretaria@gmail.com).

Serviço:
43º EREA – Marilia (SP)
Período: de 03 a 05 de outubro.
UNIMAR Universidade de Marília
Endereço: Rua Hygino Muzy Filho Marília, Maríla, SP
Responsável local pelo evento: Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico Celia Lopes
Diretoria de Ensino da Região de Marília.
Av. Pedro de Toledo, 542.
Marília - SP

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA - http://www.oba.org.br)
----
Matérias similares no Visao Notícias e G1


2 comentários:

  1. Agradeço a parceria UNIMAR e Secretaria Municipal de Educação e a presença de todos os professores, astrônomos amadores e outros que participaram no evento . Espero organizar o próximo em 2014.Foi um sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a todos que ofereceram e colaboraram pelo 43°EREA em Marília, obrigada em poder trazer esse grande evento na Cidade de Marília e dar a chance de vários professores assim como eu poder partcipar e aprender mais mais sobre esse tema tão fascinante. Parabéns a toda Equipe do EREA. Espero poder participar novamente em 2014. Beijos a Todos.

    ResponderExcluir

Comente