19 de mar. de 2014

Umuarama será sede de um dos maiores eventos de astronomia do País


(Ilustrado) A união de forças educacionais traz para Umuarama o maior evento de estudos da astronomia. Denominada como 1ª Jornada de Ensino da Astronomia, o programa é voltado para a formação continuada de professores de Ciências, como também vai oferecer instruções e práticas para alunos do ensino médio, acadêmicos e população.

Segundo a professora Suzete Aparecida Bofe, a jornada surgiu quando ela e o professor Otavio Akira Sakai, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), por meio de pesquisa identificaram a necessidade de alunos e os professores de Ciências terem maior contato com o conteúdo. “Os professores precisam ensinar a disciplina. Porém, até meados da década de 90 a matéria era trabalhada na área de Geografia, ficando o professor de Ciências sem desenvolvimento. Por isso a importância de oferecer a formação continuada voltada para atender as diretrizes curriculares do Estado do Paraná”, ressaltou a professora.

De acordo com Adalberto Carlos Rigobello, chefe do NRE, um evento do porte da jornada só foi possível com união do Núcleo Regional de Educação, Sesc Umuarama, IFPR, Universidade Paranaense (Unipar) e Prefeitura de Umuarama. “Esse evento esta exigindo uma estrutura enorme que uma instituição sozinha não conseguiria viabilizar. Foi o empenho de luta dentro das organizações envolvidas que compreenderam e envolveram seus orçamentos para esse projeto grandioso para os professores e alunos de Umuarama”, disse.

No evento que começa dia 7 de abril até dia 11, os professores vão receber informações diretas com astrônomos renomados de todo o País, inclusive do coronel Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

A programação completa, como inscrições para os eventos da 1ª Jornada de Ensino da Astronomia podem ser conferidas na unidade do Sesc em Umuarama ou no Núcleo Regional de Educação.

Datas e direcionamento
A 1ª Jornada de Ensino da Astronomia está dividindo em três partes:

1º - Erea (Encontro Regional de Ensino de Astronomia)
O 47ª Erea é exclusivamente para a formação dos professores e acontecerá nas instalações da Unipar com início no dia 9 de abril. Os EREAs nasceram no Ano Internacional da Astronomia (2009) e são eventos de formação continuada sobre astronomia que constam com palestras, atividades práticas e observação do céu. Os responsáveis pelo 47º EREA em Umuarama são: Prof. Dr. Jaime F. Villas da Rocha (UNIRIO), Prof. Dr. João B. Garcia Canalle (UERJ) e os coordenadores locais Suzete (NRE), Otávio (IFPR), Mauriza (SESC) e Nilvio (UNIPAR). Entre outros astrônomos de renome no Brasil.

As palestras têm o objetivo de promover a integração entre os astrônomos e os participantes, de modo que a transmissão direta dos conhecimentos científicos em astronomia possa enriquecer a todos de forma significativa.

As oficinas serão voltadas para a produção de conhecimento através de atividades práticas a serem aplicadas posteriormente na escola de origem.

Show da Astronomia
Também na Unipar acontecerá o Show da Astronomia voltado para alunos, professores, acadêmicos e comunidade em geral. No evento os participantes vão ver de forma lúdica a astronomia que aprendem dentro da sala de aula.

2º - VII – FOCAR
O Focar, coordenado pelo professor Marcelo Emilio, é exclusivo para alunos do ensino médico, acadêmicos, alunos do Instituto Federal e rede particular de ensino. Serão três tardes com palestras com astrônomos do Brasil, quando os participantes receberão formação e informação. Os alunos vão acompanhar o processo altamente rápido da evolução de ensino de Astronomia.

3º - Universo SESC
Realizado nas dependências do Sesc Umuarama, o Universo levara cerca de cinco mil alunos para um planetário. O objetivo e repassar informações junto com a observação de estrelas e planetas. “Um alunos quando entra numa sessão de planetário não sai de lá o mesmo. quando ele observa o sol por um telescópio nunca mais verá a astronomia da mesma forma. Nunca aconteceu um evento de ensino de astronomia na região de Umuarama, sendo essa uma oportunidade única”, ressaltou Suzete.
----
E mais:
Estão abertas as inscrições para a I Jornada de Ensino de Astronomia em Umuarama (IFPR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente