8 de abr. de 2014

Moradores de Campos, RJ, vão poder observar Marte por telescópio

Planeta estará mais visível da Terra nesta terça-feira (8). Na próxima terça (15) é a vez do eclipse total da lua.


(G1) O Planeta Marte vai estar ainda mais visível e alaranjado no início da noite desta terça-feira (8) e vai poder ser observado com a ajuda de um telescópio em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Segundo o professor e físico Marcelo de Oliveira, do Clube da Astronomia de Campos Louis Cruls, o planeta já está visível, mas nesta terça acontece o fenômeno conhecido como “Oposição de Marte”, que é quando o planeta fica do lado oposto do sol.

O fenômeno acontece a cada 26 meses e vai ser observado a partir das 19h30 através de um telescópio montado no estacionamento no Shopping Boulevard, que fica na altura do KM-66 da BR-101. “Esse evento é considerado comum, já que acontece sempre. Mesmo assim, vamos estar com o grupo para observá-lo. Qualquer pessoa pode ir lá, que é gratuito”, informou o professor Marcelo de Oliveira.

Ainda segundo o professor, na próxima terça-feira (15) vai acontecer o eclipse total da lua, que também vai ser observado de Campos. Um grupo do Clube de Astronomia vai estar na Praça de São Salvador, no Centro da cidade, para observar o evento através de um telescópio. A previsão é que o fenômeno aconteça das 3h da madrugada até às 5h26.

“Por causa da posição de Campos, só vamos conseguir ver a entrada da lua na sombra da terra e um pouco da saída. Não vai dar para acompanhar tudo porque a lua logo vai se pôr, mas vai ser um fenômeno lindo que vai poder ser visto até a olho nu”, completou o físico.

Um comentário:

  1. Olá, são 21:31 agora, e há uns trinta minutos atrás, avistei dês de a rua aqui onde moro no Bairro do IPS na direção sul, uma brilhante luz azul com pequeno rastro vermelho alaranjado que riscou brevemente o céu no sentido sudeste....

    ...a luminosidade era parecida com a dos fogos de artifício, mas o objeto não exibiu som/barulho algum.

    Seria apenas um pequeno fogo de artifício qualquer ou um meteorito que poderá haver caído nas imediações da região do bairro do "Carvão"?

    Meliton Benjamin

    ml.ton@hotmail.com

    ResponderExcluir

Comente