3 de abr. de 2014

Observação Astronômica do Planeta Marte (PE)


OBSERVAÇÃO DO PLANETA MARTE.
Data: sábado, 05 de abril de 2014, a partir das 18h.
Local: área externa do Parque Dona Lindu, Boa Viagem.
Gratuito para todos os públicos.
Observação com Telescópio.

Convide amigos, compartilhe o cartaz desse evento, e em caso de dúvidas, entre em contato na página Astronomia: Ciência & Tecnologia.

No sábado, 05 de abril, o Grupo de Astronomia de Pernambuco - #AstroPE estará no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, para a observação astronômica para o público da Oposição do planeta Marte. Leia abaixo e entenda mais sobre o fenômeno:

Toda a oposição de Marte é especial. Como regra geral, Marte atinge a oposição a cada dois anos, mas as oposições de Marte não são exatamente iguais. Sendo assim, há um ciclo de oposições próximos e distantes de Marte.

A oposição consiste de um alinhamento entre o Sol, Terra e Marte, assim, uma linha imaginária é projetada no espaço e faz com que haja uma mínima distância entre os dois planetas, se comparada com outras posições que Terra e Marte se encontram em suas órbitas.

O ciclo das oposições marcianas "extra-distantes" e "extra-próximas duram períodos próximos entre 15 a 17 anos. Oposições excepcionais acontecem quando Marte está mais próximo do Sol e há a coincidência de nós observadores na Terra estarmos mais distante da nossa estrela. Assim, numa linha imaginária medindo a distância entre a Terra e Marte, os valores seriam bem menores, registrando uma oposição mais próxima do que outros tempos. Lembrando que as oposição ocorrem em períodos de 2 em 2 anos.

Na oposição de 2014, a qual ocorrerá em 8 de abril, Marte está ficando mais perto do Sol de novo e, portanto, ele vai ser mais perto de nós do que era em 2012. Mas essa oposição não será tão próxima quanto a oposição de 2018.

Assim, em abril de 2014, Marte estará brilhando tão intensamente no nosso céu, quanto em outros períodos de dois anos, exceto quanto os anos de 2016 ou 2018!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente