7 de mai. de 2014

O planeta Saturno em oposição no dia 10 de maio


(Antônio Araújo - ANRA) Saturno, o planeta mais belo dos planetas (depois da Terra, é claro) estará em oposição no próximo sábado, dia 10 de maio de 2014. Mas o que é oposição de um planeta em relação a Terra? Na realidade, a oposição é em relação ao Sol. O planeta se encontra o lado oposto ao Sol se alinhando com a Terra. Trata-se assim da melhor aproximação em relação a Terra. O Sol se põe de um lado e Saturno surge do lado oposto brilhando durante toda a noite.

Como os planetas orbitam o Sol a distância entre eles podem variar desde a maior aproximação.

Neste dia o planeta surge no horizonte às 17h10min (a luz do Sol ofusca o brilho do planeta, impedindo sua visibilidade). Logo após o pôr-do-sol, às 17h15min é possível localizá-lo baixo no horizonte leste. Nessa ocasião, Saturno brilhará no alto do céu por toda a noite, nascendo à Leste, logo após o pôr do Sol.

Visto da Terra, Saturno aparece como um objeto amarelado, um dos mais brilhantes no céu noturno. Observado mesmo através de pequenos telescópios, os anéis são vistos com facilidade. Com telescópios de grande sensibilidade situados na Terra pode distinguir a névoa gasosa que envolve Saturno. É um planeta conhecido desde os tempos pré-históricos.
Trata-se do último planete visível a olho nu. Em tempos antigos, era o mais distante dos cinco planetas conhecidos do sistema solar (com exceção da Terra) e, portanto, um personagem importante em várias mitologias. Os romanos consideravam Saturno o equivalente ao deus grego Cronos (o deus do tempo). Os gregos consagraram o planeta mais afastado a Cronos, e os romanos seguiram o exemplo.

Dados sobre o planeta Saturno:
Distância média ao Sol: 1.430.000.000 Km (um bilhão, quatrocentos e 30 milhões de quilômetros)
Distância mínima a Terra: 1.280.000.000 Km (um bilhão, 280 milhões de quilômetros)
É um planeta com uma densidade muito baixa: Caso existisse um imenso oceano para colocar o planeta este flutuaria em tal oceano.
Rotação em torno de seu eixo: 10,5 horas (10 horas e meia)
Translação em torno do Sol: 30 anos
Diâmetro equatorial: 108.728 km
Temperatura média: - 125 oC

Observação pública de Saturno:
10/05/2014 - 18h
Local: espaço externo do Departamento de Educação Física da UFRN - Natal/RN
Atividade organizada em conjunto pela ANRA, IFRN e UFRN - Grupo de Ensino de Física e Astronomia.
----
E mais:
CEAAL celebra oposição de Saturno com várias atividades
.
Saturno atingirá maior ponto de aproximação à Terra neste sábado (Região Noroeste), com matéria similar na EBC

Um comentário:

  1. oi, sou astrologa tambem, e estou morando em vancouver no canada a, alguem conhece alguem por aqui? algum astrologo? ou algum local que eu poderia trabalhar com atendimento aqui?

    ResponderExcluir

Comente