23 de jun. de 2014

Centro Oeste do Paraná recebe evento científico

Cidade receberá encontro de astronomia

(Mercado da Comunicação) A cidade de Pitanga (PR), no Centro Oeste do Paraná, vai sediar, entre os dias 24 e 27 de junho, o 50º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA) e o curso de Formação Continuada em Ensino de Astronomia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. O evento acontecerá no Centro de Eventos do Lago.

Iniciado em 2009, o EREA atinge a importante marca na divulgação da astronomia no Brasil. Idealizado pela coordenação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o evento conta, em média, com 120 professores por edição. Ou seja, já são quase 6 mil educadores que tiveram a oportunidade de ter acesso às informações atuais sobre a astronomia, além de aprender sobre métodos lúdicos para despertar o interesse dos alunos em sala de aula.

O EREA de Pitanga contará com a parceria da Prefeitura Municipal de Pitanga e do Núcleo Regional de Educação da cidade, que abrange sete municípios da região Centro Oeste do Paraná, além de Guarapuava e Ivaiporã. Durante o programa, especialistas vão realizar oficinas e palestras sobre as diferenças entre os tamanhos dos planetas, as estações do ano, as fases lunares, os eclipses e ainda ensinarão a construir foguetes de garrafa pet.

Segundo o Professora Rita Joseane da Luz Ziegemann, coordenadora local do evento, haverá três planetários que vão atender aos alunos e professores da região. E durante o encontro ainda será apresentado o Observatório Indígena, construído no Parque do Lago, em Pitanga. “O projeto está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação”.

Para o astrônomo Dr. João Canalle, coordenador nacional da OBA, o encontro tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Astronomia e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional. “Queremos ainda realizar uma integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos”, destaca.

Os encontros são promovidos pela instituição durante todo o ano, desde 2009, através de parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e junto ao Instituto Nacional de Estudos Espaciais (INespaço). Quem desejar organizar um EREA em sua região basta entrar em contato com a secretaria (oba.secretaria@gmail.com).

Serviço:
50º EREA – Pitanga (PR)
Período: de 24 a 27 de junho.
Local: Centro de Eventos do Lago
Endereço:
Rua Benjamim Constante S/N, próximo à rodoviária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente