3 de dez. de 2014

Uma viagem espacial gratuita

Evento é homenagem aos 70 anos do curso de Física da UERJ

(JB) Em homenagem aos 70 anos do curso de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) promoverá apresentações gratuitas do planetário digital no dia 3 de dezembro, das 10h às 19h. O equipamento ficará na capela, dentro do campus da universidade.

Por meio de projeções - feitas pelo planetário no teto de um domo inflável, o público vai conhecer, de maneira lúdica, as principais constelações que podem ser vistas no Brasil e ainda entender o posicionamento de cada uma delas no céu. Serão também mostradas diversas curiosidades da astronomia, como, por exemplo, a formação das nebulosas, dos aglomerados de estrelas e das galáxias.

A programação ainda contará com dois filmes: o vídeo de uma viagem pelo espaço e o de um passeio simulado em uma montanha russa. As sessões duram 30 minutos e a lotação do planetário é de 35 pessoas por apresentação.

Segundo João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, o evento servirá para inaugurar oficialmente o equipamento, que foi comprado por meio de um site de apoio coletivo. “Além disso, teremos a oportunidade de contribuir de maneira significativa com a Semana da Física na universidade”.

- Antes, para ensinar a astronomia só tínhamos apresentações simples em power point ou o céu real, que nem sempre estava disponível devido às nuvens. Agora, podemos propiciar, de maneira divertida, uma melhor capacitação aos educadores interessados e também aos alunos - explica Canalle.

Serviço: Sessões do planetário digital itinerante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Data: 03 de dezembro de 2014
Horário: das 10h às 19h
Duração de cada sessão: 30 minutos
Capacidade: 35 pessoas por sessão
Local: Rua São Francisco Xavier, 524. Maracanã
Entrada franca
Público: livre
www.oba.org.br
----
E mais:
Alunos de física da Uerj inauguram planetário inflável e itinerante (G1)
.
Olimpíada Brasileira de Astronomia e a polêmica da paquera nas redes sociais (EBC)
.
Para professor da UERJ, "astrônomos são uma espécie de arqueólogos do universo" (EBC - com áudio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente