20 de mai. de 2015

Dia do Mourão em São Luís/MA



Astronomia no Convento das Mercês - Dia do Mourão será comemorado em São Luís

No próximo dia 25 de maio, a partir das 16 horas, a Sociedade de Astronomia do Maranhão - SAMA, em parceria com o Convento das Mercês irá comemorar o “Dia do Mourão”, data que homenageia em todo o Brasil o astrônomo carioca Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, que nasceu a 25 de maio de 1935, no Rio de Janeiro, sendo considerado um dos maiores cientistas brasileiros contemporâneos. A atividade prevê uma palestra sobre astronomia, às 17 horas, no Auditório do Poeta, no Convento das Mercês, seguida de observação da lua, planetas Júpiter, Vênus e de estrelas no Mirante do Convento.

Ronaldo Mourão publicou 98 livros e mais de mil ensaios em revistas e jornais. As suas principais contribuições astronômicas foram efetuadas no campo das estrelas duplas, asteroides, cometas e estudos das técnicas de astrometria fotográfica.

Mourão ingressou na Universidade do Estado da Guanabara (atual UERJ) em 1956 e se diplomou em Física quatro anos depois. No mesmo ano em que ingressou na universidade foi nomeado auxiliar de Astrônomo do Observatório Nacional. Logo no início de suas atividades, ele editou suas observações do planeta Marte, feitas antes mesmo de sua admissão. Algumas delas foram reproduzidas em revistas estrangeiras importantes da astronomia.

Em 1967 ele concluiu o doutorado na Universidade de Paris, com menção "Très Honorables". Em dezembro desse ano voltou para o Brasil, reassumindo suas funções como astrônomo no Observatório Nacional e de Pesquisador no Conselho Nacional de Pesquisa. No ano seguinte foi nomeado Astrônomo-Chefe da Divisão de Equatoriais. Mourão também elaborou todos os verbetes sobre Astronomia e Astronáutica do Novo Dicionário da Língua Portuguesa (1975 e 1986) de Aurélio Buarque de Holanda. Em 1978, Mourão recebeu pelo conjunto de seus trabalhos o Prêmio José Reis de divulgação científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Faleceu aos 79 anos, no Rio de Janeiro, a 25 de julho de 2014.

Ronaldo Mourão foi um dos grandes incentivadores dos jovens que fundaram, em São Luís, a SAMA, em 1976. Através de cartas deu várias orientações aos astrônomos amadores maranhenses. Em 1978 o contato com o cientista se estreitou, durante a realização do II Encontro de Astronomia do Nordeste. Em 2012, Ronaldo Mourão esteve em São Luís, participando do Encontro Nacional de Astronomia - ENAST e, na oportunidade, foi homenageado pela SAMA com uma placa comemorativa.

SERVIÇO
O quê? Dia do Mourão (palestras sobre astronomia e observação do céu com telescópios).
Onde? Convento das Mercês (bairro do Desterro).
Quando? Dia 25 de maio, segunda-feira, a partir das 16 horas. ENTRADA FRANCA.
Promoção: SAMA e Convento das Mercês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente