4 de jul. de 2015

18 de JULHO - 3 cruzeiros no céu - a quádrupla conjunção


Verifiquem em seus simuladores (Stellarium, etc) o dia 18 de julho, um SÁBADO. Ao anoitecer teremos uma configuração bastante interessante a oeste. Quatro astros estarão próximos um do outro, lembrando muito o alinhamento principal do Cruzeiro do Sul:

- No pé desse cruzeiro teremos Júpiter;
- No braço esquerdo teremos a Lua, com um finíssimo crescente e luz cinérea;
- Na cabeça do cruzeiro teremos Vênus;
- E no braço direito teremos Regulus, a principal estrela do Leão e uma das estrelas reais dos persas.

Nessa única noite, dependendo da latitude, teremos 3 cruzeiros no céu:
- o verdadeiro Cruzeiro do Sul, a menor das 88 constelações oficiais;
- o falso cruzeiro, formado pelas estrelas da antiga constelação do Navio Argo (as atuais Carina e Vela);
- e o cruzeiro especial, formado pela Lua, dois planetas e uma das estrelas mais brilhantes do céu.

Alertamos que será uma observação difícil porque haverá pouco tempo para apreciação dessa configuração. Esse cruzeiro estará baixo no horizonte, dificultando para quem mora em localidades cheias de edifícios e com alta poluição luminosa.

O próximo encontro desses 4 astros ao anoitecer será somente em junho de 2039, mas NÃO estarão dispostos na forma de um cruzeiro. Portanto, dia 18/7 será uma chance ÚNICA para esta geração. Aproveite que a noite dos 3 cruzeiros cairá num SÁBADO. Mostre para a sua comunidade esse evento celeste.

Para quem possuir instrumentos, o cometa 2014 Q1 PANSTARRS estará próximo da conjunção, com previsão de 7a. magnitude. Veja detalhes em:

http://rea-brasil.org/cometas/14q1.htm
http://theskylive.com/c2014q1-info

Algumas dicas:
- Atividades didáticas: aborde as distâncias relativas aos astros que fazem parte da conjunção. Diferencie o quilômetro, da unidade astronômica e do ano-luz e faça um comparativo.
- Por causa da altura no céu, a observação de todos os astros dessa conjunção será mais eficaz através da visualização simultânea, com um instrumento direcionado para cada astro ao mesmo tempo. É uma ótima oportunidade para você recrutar pessoas da sua comunidade e reunir todos os equipamentos disponíveis num mesmo local.

Estamos à disposição para divulgar GRATUITAMENTE suas atividades vinculadas ao evento acima.

Céus limpos,

GaeA - Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos

----
LEMBRETES:

23/JUL - Planeta-anão Ceres mais próximo da Terra - De tanto ouvir falar dos planetas anões, você já tentou ver um pelo telescópio? Eis a sua grande chance! No final de julho ele estará em oposição, em Sagitário. Sua chance de mostrar à sua comunidade uma planeta-anão ao vivo!

https://in-the-sky.org/news.php?id=20150725_14_100

31/JUL - LUA (que nunca será) AZUL - A polêmica envolvendo a segunda Lua Cheia do mês. Apenas um mal entendido? A Lua realmente muda de cor? Tem a ver com alguma cultura estrangeira? É alguma pegadinha dos astrônomos? Pesquise e confira!

12/AGO - CHUVA DE METEOROS PERSEIDAS - Uma das mais espetaculares chuvas de meteoros do ano. ATENÇÃO hemisfério sul: cuidado com a mídia! A visualização depende da latitude!

27/SET - SUPER ECLIPSE - ECLIPSE DA SUPER LUA - O principal acontecimento do céu em 2015. Num domingo, por volta das 22:00, começa mais um espetáculo proporcionado pela Lua, ocorrendo um eclipse quando ela estará em sua menor distância da Terra no ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente