3 de jun. de 2016

Concurso Nacional de Astrofotografias abre inscrições


Criado em 2013 com o intuito de incentivar a atividade de fotografar o céu, contribuir para a divulgação da astronomia no Brasil, despertar o interesse dos brasileiros pela área e valorizar e divulgar os trabalhos participantes, o Concurso Nacional de Astrofotografias chega em sua 4º edição em 2016.

Não pense que é preciso ser um expert na área para poder participar. Qualquer pessoa que tenha uma astrofotografia de autoria própria, seja ela produzida apenas com uma câmera de celular, uma câmera simples, ou com auxílio de instrumentos mais sofisticados, pode participar. O concurso possui quatro categorias divididas de acordo com o equipamento técnico utilizado para fazer o registro.

Os interessados em participar têm de 5 junho a 14 de agosto para realizar a inscrição, que é gratuita e deve ser feita no site do concurso (http://concursonacionaldeastrofotografias.weebly.com/). Cada participante pode concorrer com até dois trabalhos, desde que não pertençam à uma mesma categoria ou tema.

Após o recebimento das inscrições, o concurso abre uma exposição pública das astrofotografias em seu site, podendo o público votar nos trabalhos preferidos. Ao mesmo tempo, uma comissão trabalha na avaliação de cada trabalho. Normalmente formada por astrônomos, fotógrafos e entusiastas da área de astronomia, esta comissão tem o difícil trabalho de escolher as fotografias destaque em âmbito geral e por categoria, depois de uma pré-seleção baseada na votação pública e avaliação de critérios como estética, apelo visual e qualidade técnica.

Durante o período de exposição, são organizados também alguns programas de divulgação dos trabalhos, como mostras online e em eventos e encontros científicos. Em suas três edições realizadas, o Concurso Nacional de Astrofotografias (CNDA) já reuniu mais de 300 (trezentas) astrofotografias e realizou inúmeros programas de divulgação, incluindo a publicação de três edições do livro "Astrofotografias", que reúne trabalhos participantes de cada uma das edições. Estima-se que, nas três primeiras edições, o concurso tenha envolvido mais de 20.000 pessoas, principalmente entre interações com os seus projetos.

No final do concurso, todos os participantes recebem certificado digital de participação. Os participantes que tiveram sua astrofotografia destaque, em âmbito geral ou por categoria, recebem um certificado impresso atestando o mérito conquistado.

O regulamento do IV CNDA, assim como todos os detalhes sobre o concurso, podem ser consultados no site oficial: http://concursonacionaldeastrofotografias.weebly.com/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente