8 de jul. de 2016

Luneta centenária está aberta à visitação gratuita no Observatório Nacional



(Target) O Observatório Nacional abrirá à visitação a cúpula onde está a Luneta Equatorial T.Cooke & Soons. De fabricação inglesa, a chamada Luneta 46 é o maior telescópio refrator do Brasil e sua lente principal tem 46 cm de diâmetro.

O instrumento foi encomendado pelo então diretor do ON, Henrique Morize em 1911. Entretanto, problemas técnicos somados à eclosão da 1ª Guerra Mundial fizeram com que o processo de montagem e envio do objeto fosse finalizado muito tempo depois. Em 1921, o instrumento desembarcou em território brasileiro. Mais tarde, em 16 de fevereiro de 1922, a luneta foi instalada em seu pavilhão na nova sede do Observatório, no Morro de São Januário. De grande relevância na história da Astronomia brasileira, a refratora dedicou-se, principalmente, à observação de estrelas duplas.

A edificação centenária que abriga o instrumento, sob a guarda do Observatório Nacional (ON), está aberta para visitação aos segundos sábados de cada mês, fazendo parte do programa de visitação do Museu de Astronomia, em mais uma parceria ON/MAST (Rua General Bruce, 586, no Bairro Imperial de São Cristóvão). Entrada franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente