18 de mai. de 2017

Encontro Paulista de Astronomia acontece em Itapetininga

Em sua terceira edição, evento gratuito congrega astrônomos e sociedade civil para a difusão da astronomia e do conhecimento científico




No próximo dia 20 de maio, sábado, das 14hs às 00hs, o Instituto Federal de São Paulo - Campus de Itapetininga sediará o 3° EPA - Encontro Paulista de Astronomia. O evento de abrangência estadual reunirá astrônomos amadores, profissionais e sociedade civil para a difusão da astronomia e do conhecimento científico, em um dia repleto de atividades voltadas à comunidade, detendo estimativa de público de 2 a 3 mil pessoas.

O EPA ocorre anualmente desde 2015, sendo organizado a cada edição por um clube de astronomia do Estado de São Paulo. Em sua terceira edição está sob a responsabilidade do Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga, entidade que desenvolve continuamente iniciativas na Região Metropolitana de Sorocaba e mantém parceria oficial com a NASA (Agência Espacial Americana).

A programação inclui palestras de astrônomos profissionais e professores de astronomia consagrados na academia, minicursos, observações astronômicas, planetário inflável, tour científico com experimentos educativos de física e ciências, exposição e venda de meteoritos, contação de histórias, venda de artigos, dentre outras atrações. Os destaques de 2017 ficam por conta do planetário - a única atração paga, mas a preço bastante acessível: R$ 5,00 - e das palestras "Descoberta de Exoplanetas" (Cristian Reis) e "Evolução Estelar" (Roberto Boczko), ministradas às 16hs e 17hs, respectivamente.

Já estão confirmadas no local as participações do Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga, do ASTROCAN - Clube de Astronomia de Nhandeara, da BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network), do Projeto Ciência e Astronomia, do Planetário Polo Cuesta de Botucatu e do Projeto Viajantes Cósmicos. Para a sua realização, o evento conta com apoio do IFSP Itapetininga, da Impacto Digital, da Biblioteca Municipal de Itapetininga e dos Centros Acadêmicos Marie Curie (IFSP) e Max Planck (UFSCar).

O 3° EPA - Encontro Paulista de Astronomia é gratuito e aberto a população, dispensando credenciamento prévio para participar. Informações completas estão disponíveis no site (https://www.epa2017.com.br/) e na página oficial do evento no Facebook (https://www.facebook.com/epaitapetininga/).

Serviço:
3ª Edição do Encontro Paulista de Astronomia
Data: 20 de maio (sábado)
Horário: 14hs às 00hs (previsão de encerramento)
Local: Campus de Itapetininga do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
Endereço: Av. João Olímpio de Oliveira, 1561, Vila Asem - Itapetininga/SP - 18202-000
Site oficial: https://www.epa2017.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/epaitapetininga/
Classificação etária: Livre
Grátis | Não é necessário fazer inscrição para participar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente