20 de set. de 2017

Astronomia para a Comunidade: Observatório móvel da Unesp na Escola GBI em Bauru


O Observatório Móvel de Astronomia da UNESP (carreta) participou na Feira Multicultural promovida anualmente pelo Colégio GBI em Bauru. O evento ocorreu neste sábado, 16 de setembro, atendendo gratuitamente as famílias dos alunos da escola e a população em geral, totalizando 336 assinaturas em nosso livro de visitas, embora muitos não tenham assinado devido ao grande movimento. A carreta da unidade móvel do Observatório Didático de Astronomia da Unesp não possui o cavalo mecânico (caminhão que puxa a carreta), portanto, os interessados devem contratar este serviço por conta própria. Porém, todo o atendimento da equipe do Observatório é gratuito e voluntário, pois desde o ano passado o Observatório não tem recebido bolsas nem auxílio financeiro para seu funcionamento.

A carreta começou a ser montada a partir das 10:30 e o atendimento público começou às 13:00. A equipe de monitores do Observatório, sempre atualizada e preparada, promoveu diversas atividades que provocaram admiração e curiosidades científicas. O Sol foi observado pelas pessoas de maneira segura utilizando óculos com filtros especiais gentilmente doados pela NASA ao Observatório. O fascínio era evidente nas faces das pessoas que olhavam o Sol. Além disso, uma animada palestra sobre as constelações era ministrada pelos simpáticos monitores do Observatório usando um software livre chamado Stellarium, simulando o céu noturno projetado numa tela grande dentro da carreta. Também ocorreu uma interessante atividade de modelagem com argila de asteroides, utilizando a foto de um asteroide real de cerca de 53 km de comprimento, localizado no Cinturão de Asteroides do Sistema Solar, entre as órbitas de Marte e Júpiter. As crianças podiam levar o seu asteroide de argila para casa com a foto dele contendo suas informações detalhadas. Parte da exposição “Paisagens Cósmicas” também chamou a atenção do público com suas belas imagens explicativas sobre alguns astros do Universo. Outra parte da exposição apresentou instrumentos de ensino de Astronomia usados pelo Observatório, como uma luneta desmontada, por exemplo, para explicar seu funcionamento.

A TV Unesp elaborou uma bela reportagem sobre este atendimento: www.tv.unesp.br/video/49SCfSgEVco

Ao anoitecer, um telescópio foi montado para todos observarem o planeta Saturno, com seu belíssimo sistema de anéis e algumas de suas luas, como Titã. A reação das pessoas provou o potencial que o telescópio possui em despertar admiração, espanto e curiosidades nas pessoas, motivando-as a fazer mais perguntas e querendo aprender mais. Sendo o segundo maior planeta do Sistema Solar, Saturno é uma bela visão pelo telescópio, mas naquela noite havia um diferencial: no dia anterior, a nave Cassini acabara de ser lançada na atmosfera daquele planeta, para ser eliminada, após longos anos de estudos. Sua destruição proposital foi programada porque, ao término de seu combustível, a nave se tornaria um lixo espacial.

O atendimento ocorreu além do horário previsto, devido à grande procura, resultando em inúmeros elogios e agradecimentos pelo excelente trabalho voluntário de toda a equipe de monitores do Observatório Didático de Astronomia da Unesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente