29 de out. de 2013

Cidade recebe Olimpíada Brasileira de Foguetes


(A Voz da Cidade) Professores e aluno de todo país participam da V jornada de foguetes, promovida pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento começou na segunda-feira, 28, e termina no domingo, 3, em Barra do Piraí. Cerca de 500 participantes são esperados. Além de material didático, os vencedores, este ano, receberão um troféu em formato do foguete brasileiro VSB-30.

Nos anos anteriores, foram as réplicas do Veículo Lançador de Satélite (VLS) e foguetes Sonda III.

Durante o evento, os estudantes irão apresentar os seus foguetes de garrafa pet e suas respectivas bases de lançamento. Todos os protótipos serão movidos a combustível líquido composto de vinagre e bicarbonato de sódio. O programa ainda contará com palestras de astrônomos e especialistas em astronomia e astronáutica, entre eles, o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes.

Os grupos foram selecionados a partir da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). A edição de 2013 recebeu mais de 53 mil alunos a mais do que ano passado. A Mobfog é aberta aos alunos de escolas públicas e particulares. A finalidade em é avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante. Somente os participantes do nível 4 (projetos de foguetes de garrafa pet movido a vinagre e fermento em pó) são convidados para a jornada. Além da distância dos protótipos, registrados em vídeo, os trabalhos também são avaliados por meio dos relatórios enviados pelos estudantes e professores, à coordenação da Mostra. Caso a escola esteja dentro das regras e atinja o objetivo, é indicada.

(A jornada terá como apoiadores a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Instituto de Aeronáutica e espaço (IAE), da Agência Espacial Brasileira (AEB), a Fundação Marcos Pontes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) CNPQ) e o Ministério de Ciência Tecnológica e Inovação, (MCTI).
----
E mais:
Estudantes de Sorocaba participam de campeonato de foguetes no RJ (G1)
.
Barra do Piraí, RJ, recebe 5ª edição da Jornada de Foguetes (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente