24 de fev. de 2017

Planetário disponibiliza telescópios para observação de eclipse solar

Local: Planetário UFG, Av. Contorno, 900 (ao lado do Parque Mutirama) – Setor Central
Tipo: Regional
Período do Evento : 26 Fevereiro 2017 às 10:00

(UFG) No próximo dia 26 de fevereiro, domingo de Carnaval, ocorrerá um eclipse solar anular. No Brasil este será um eclipse solar parcial. A porção máxima do Sol que será coberta nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul variará entre 0% e cerca de 70%. Em Goiás será entre 20% e 39%, sendo em Goiânia cerca de 34%. Em Goiânia o eclipse terá início às 10h18, o meio do eclipse será às 11h31. O final será às 12h46. A duração do eclipse será de 2 horas e 27 minutos.

O Planetário da UFG atenderá gratuitamente ao público que desejar assistir ao eclipse de forma segura, por meio do uso de telescópios com filtros adequados à observação solar, entre as 10h e as 12h30. No período da tarde do domingo de Carnaval, haverá duas sessões na sala de projeção do Planetário da UFG às 15h30 (infantil) e 17h (adultos). Os preços são R$6,00 a inteira e R$3,00 a meia entrada.

A sombra da Lua será projetada em uma trajetória que passará pelo sul da Argentina, Chile e parte da África. Só teremos um eclipse solar anular no Norte do Brasil em 2023 e um Eclipse solar total em 2045, também no norte do país.



Quais são os cuidados que precisamos ter para observar o eclipse solar parcial?
É muito importante que NUNCA se olhe diretamente para o Sol sem proteção para os olhos, seja durante um eclipse ou não, pois isso poderá causar sérios danos à visão devido à exposição aos raios ultravioleta, tais como catarata e até cegueira.

Um dos filtros mais seguros e não tão dispendiosos são os vidros de máscara para solda n.14 (esverdeados) vendidos em lojas de materiais de segurança do trabalho. Não use óculos escuros, papel laminado, filmes antigos de fotografia, nem chapas de raios X, pois estes materiais não filtram as radiações nocivas aos nossos olhos.

Formas seguras de observação do eclipse solar parcial é comprar óculos especiais para a observação de eclipses solares, que se encontram em endereços da internet. Também se podem utilizar as projeções de imagens do Sol no chão ou em paredes entre as sombras das folhas de árvores e arbustos. Pode-se ainda fazer um furo bem pequeno em um pedaço de cartolina e projetar a luz do Sol no chão. Instrumentos ópticos tais como binóculos e lunetas devem ser utilizados para projetar a luz do Sol no chão ou em uma folha de papel. Jamais olhe para o Sol usando esses instrumentos ópticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente